No último mês resumi a vocês os procedimentos e normas para a instalação dos guarda-corpos no canteiro de obras. Para manter o assunto em dia, decidi complementar o material sobre a ABNT NBR 14.718 comentando um pouco sobre os ensaios e os critérios que são avaliados na realização de um laudo.
Todos os ensaios são destrutivos e devem seguir essa ordem: esforço estático horizontal, esforço estático vertical e resistência a impactos.
Uma avaliação prévia do projeto do guarda-corpo deve ser feita para definir a metodologia dos ensaios, os quais podem ser realizados tanto em protótipos, como in loco, a depender da situação.
Durante os ensaios de esforços horizontal e vertical não pode haver deformações que afetem o desempenho do guarda-corpo, como rompimento ou afrouxamento da fixação e seus componentes.
Para o ensaio de resistência a impactos, são admitidos afrouxamento e ruptura dos elementos do guarda-corpo, desde que não permita a passagem do gabarito prismático.
Após o registro dos resultados e o levantamento fotográfico, o laudo pode ser finalizado seguindo os procedimentos definidos em norma.
Todos os laudos emitidos pela KR3 Laudos Técnicos contêm Registro de Responsabilidade Técnica, o que garante a credibilidade dos procedimentos realizados pela empresa durante a realização dos serviços.
Confira um vídeo feito pela nossa equipe durante um dos ensaios de guarda-corpo:
Yorumlar